top of page

Quais as diferenças entre ETFs de Acumulação e de Distribuição


Compreender as distinções entre diversos ETFs e tomar a decisão adequada pode ser uma tarefa desafiante para aqueles que estão a dar os primeiros passos no mundo dos investimentos. Um dos fatores que os distingue é a sua política de distribuição, ou seja, se são de acumulação ou de distribuição. Em termos simples, a principal diferença entre um ETF de acumulação e um ETF de distribuição está relacionada com a forma como são distribuidos os rendimentos obtidos.


O Que São ETFs?

Os Exchange Traded Funds (ETFs) são instrumentos financeiros que podem ser vistos como uma combinação entre ações cotadas e fundos de investimento, cujo objetivo é replicar, geralmente, um índice. Estes ETFs consistem numa cesta de ativos que inclui ações de diferentes empresas, commodities, títulos ou uma combinação destes, todos eles cotados no mercado. É por isso que também são conhecidos como fundos negociados em bolsa. Os ETFs são títulos negociáveis associados a um preço de mercado, o que facilita a compra e venda a qualquer momento do dia, ao contrário dos fundos de investimento, onde é necessário esperar até o final do dia para conhecer o seu valor líquido.


Um ETF pode ser composto por ações de empresas cotadas. Estas empresas, como é comum, distribuem dividendos aos seus acionistas.


ETFs de Acumulação e ETFs de Distribuição

A distinção entre um ETF de acumulação e um ETF de distribuição está relacionada com o tratamento dos rendimentos, como dividendos, juros ou mais-valias. Um ETF de acumulação reinveste automaticamente os rendimentos no fundo, e o investidor não precisa pagar impostos sobre os dividendos, apenas sobre as mais-valias quando decide vender os ativos. Além disso, não tem custos adicionais, já que o reinvestimento é feito automaticamente.


Por outro lado, quando se adquire um ETF de distribuição, o investidor deve declarar os dividendos e pagar impostos sobre eles (Categoria E). Caso deseje reinvestir o dinheiro, estará sujeito a potenciais comissões de compra. Os ETFs de distribuição distribuem periodicamente, geralmente trimestralmente, os dividendos arrecadados pelas empresas em que investem. Os participantes recebem uma receita proporcional à quantidade de ações que detêm, de maneira semelhante a receber dividendos diretamente de uma empresa.


Para identificar se um ETF é de acumulação ou de distribuição, a maneira mais simples é observar o diminutivo no nome do ETF. Se o nome do ETF contiver "Acc," trata-se de um ETF de acumulação, enquanto se apresentar "Dist," é um ETF de distribuição.



Escolher Entre ETF de Acumulação e ETF de Distribuição

Ao decidir entre um ETF de acumulação e um ETF de distribuição, é importante considerar alguns fatores. O seu objetivo de investimento desempenha um papel fundamental: se pretende aumentar o seu capital ao longo do tempo para beneficiar dos juros compostos, um ETF de acumulação é mais indicado. Por outro lado, se necessita de rendimentos regulares para cobrir despesas diárias, um ETF de distribuição é a opção apropriada.


Comentarios


Logo.png

© 2025 Todos os direitos reservados.
 

Disclamer

Negociar é arriscado e podes perder parte ou todo o capital investido. Toda a Informação fornecida é apenas para fins informativos e educacionais e não representam qualquer tipo de aconselhamento financeiro e/ou recomendação de investimento.

  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
  • LinkedIn
  • Twitter
bottom of page